Na última sexta (11), a Paróquia São José em Catanduva recebeu o Encontro Interprovincial de Formadores, um evento que reuniu lideranças eclesiásticas de diversas regiões para discutir temas importantes para a formação de futuros presbíteros. O tema central do encontro foi “A formação dos futuros presbíteros e diocesaneidade”, assessorado pelo bispo de Piracicaba–SP, Dom Devair Araújo da Fonseca.
A Diocese de Barretos esteve representada no encontro pelos padres Ronaldo Miguel, Reitor do Seminário, e Fernando Rabelo, Assessor Vocacional, além da leiga Tânia Diamantino, todos membros da equipe formativa do bispado. Eles participaram das discussões e reflexões sobre a formação dos futuros presbíteros e a importância da diocesaneidade nesse processo.
Vale ressaltar que o termo diocesaneidade refere-se à pertença e ao amor que um padre diocesano tem pela sua diocese, ao respeito pelo seu bispo, ao compromisso com o presbitério e ao amor ao povo da comunidade onde atua. É a vivência da identidade e espiritualidade do padre diocesano no contexto da Igreja particular, em comunhão com o bispo e o presbitério, buscando a unidade e a ação pastoral.
O Encontro Interprovincial de Formadores teve como objetivo promover a troca de experiências e conhecimentos entre os formadores de diversas dioceses, visando fortalecer a formação dos futuros presbíteros e a comunhão entre as dioceses. O evento foi um momento importante para a reflexão e o crescimento espiritual e pastoral dos participantes.