Notícias da Diocese

Realizado o 2º Fórum Social da província de São José do Rio Preto

Notícias

Blog Diocesano

Realizado o 2º Fórum Social da província de São José do Rio Preto

A Arquidiocese de São José do Rio Preto, juntamente com as Dioceses de Jales, Votuporanga, Barretos e Catanduva realizaram, no município de São José do Rio Preto/SP, a 2ª edição do Fórum Social. O evento, na recém criada arquidiocese, teve como tema “Fortalecer nossos vínculos na missão sociotransformadora da Igreja”. A iniciativa aconteceu no sábado, 14 de junho, estando fundamentada no lema “Reavivemos nossa esperança em novos céus e nova terra” (cf. 2Pd 3, 13).

Cerca de 160 lideranças de diversos contextos sociais foram acolhidas no Centro de Pastoral São José. O arcebispo metropolitano, Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, como anfitrião da ação, recepcionou todos os participantes. O Fórum contou com o incentivo de Dom José Reginaldo Andrietta (Jales), Dom Milton Kenan Júnior (Barretos), Dom José Benedito Cardoso (Catanduva) e Dom Moacir Aparecido de Freitas (Votuporanga).

Cerca de 25 leigos da Diocese de Barretos estiveram presentes entre eles os Padres Carlos Araki, Deusmar, Samuel e Túlio, o Seminarista Júlio e a Irmã Bernadete.

O FÓRUM

No início do evento, foi apresentado os diagnósticos sociais de cada diocese, destacando os avanços da Pastoral com a População em Situação de Rua desde o 1º Fórum Social. Logo em seguida, foi realizado trabalhos em grupos com o tema sobre a população idosa, sendo um deles dedicado à Ecologia Integral.

Após o almoço, os participantes do fórum realizaram o plantio de uma árvore próximo à Basílica Menor de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em homenagem ao Papa Francisco, por ocasião do “Junho Verde” e fortalecendo a compreensão de Ecologia Integral.

FORMAÇÃO

Luciano Machado, da Pastoral da Ecologia Integral do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), coordenou o painel sobre “As políticas públicas ambientais e a Pastoral da Ecologia Integral”.

De acordo com ele, “devemos resgatar a espiritualidade de contemplar o que Deus criou. Os santos da Igreja são grandes contempladores da obra de Deus. A Pastoral da Ecologia Integral trabalha na conscientização das pessoas sobre o cuidado da casa comum, incentivando a participação em Conselhos Municipais para implantação de políticas públicas”. Ainda durante o Fórum, foi autorizada a constituição da Rede Arquidiocesana de Informação Sociopastoral (que culminará em uma Agência de Informação).

CONCLUSÃO

A mensagem do 2º Fórum Social do Sub-regional São José do Rio Preto deixou claro o compromisso de:

– Fomentar, implementar e fortalecer a Pastoral da Ecologia Integral nos níveis diocesano e paroquial; desenvolver boas práticas de conscientização e cuidado ambiental; e criar em nível Sub-regional um Observatório Socioambiental;

– Fortalecer a Pastoral com a População em Situação de Rua e a Pastoral da Pessoa Idosa, e implementar projetos que garantam às pessoas nessas condições, respeito e qualidade de vida;

– Desenvolver uma Rede Sub-regional de Comunicação, por meio de um veículo de recepção e difusão de informações concernentes à ação sociopastoral da Igreja.

– Participar ativamente nos Conselhos de Direitos e de Políticas Públicas, que são espaços desde os quais a sociedade civil fiscaliza as ações governamentais e propõe ações em favor do bem comum.

 

Texto por Bruno Gabaldi
Assessoria de Comunicação da Diocese de Jales
Adaptação: Pe. Matheus 

 

Leia a baixo, a íntegra da Mensagem do 2º Fórum

 

Nós, 160 participantes do 2º Fórum Social do Sub-Regional São José do Rio Preto, constituído pela recém criada, Arquidiocese de São José de Rio Preto, e pelas Dioceses de Barretos, Catanduva, Jales e Votuporanga, com seus respectivos Bispos e representantes de distintos segmentos pastorais diocesanos, reunidos no Centro Pastoral São José dessa Arquidiocese, no dia 14 de junho de 2025, com o objetivo de “fortalecer nossos vínculos na missão sociotransformadora da Igreja”, partilhamos com nossos diocesanos e todas as pessoas de boa vontade o que vivenciamos nesse Fórum.
Resgatamos as conclusões do 1º Fórum Social de nosso Sub-regional, realizado em 2024; aprofundamos nossa análise sobre a realidade socioambiental de nosso território, com especial atenção à população em situação de rua e à população idosa, diante das quais Deus nos interpela a agir em prol de condições dignas de vida. Avaliamos nossas ações sociopastorais nessas áreas e planejamos desenvolver conjuntamente, sobretudo a Pastoral da Ecologia Integral e nossa Rede Sub-regional de Comunicação Sociopastoral, visando comunhão mais profunda em nossa missão.
Homenageamos nosso querido e saudoso Papa Francisco, plantando uma muda de uma árvore típica do cerrado, como símbolo de seu amoroso apelo feito por meio de sua Encíclica Laudato Si, para cuidarmos de nossa Casa Comum, tão contaminada, explorada e devastada. Almejamos, com nosso Papa Leão XIV, ser sinais de esperança, solidariedade, justiça e paz junto às pessoas que se encontram em vulnerabilidade, abandono, miséria, vivendo em situação de rua, das pessoas idosas que estão desamparadas, dos que passam fome, dos que não têm emprego e moradia, e dos que sofrem as consequências dos desequilíbrios ambientais.
Após um longo dia de muitas partilhas, análise da realidade, oração, reflexão e estudo, reafirmamos a importância de uma profunda conversão pastoral, para que nossa missão como Povo de Deus, motive todas as pessoas a:
– Perceberem que Deus deu ao ser humano a missão de cuidar da Casa Comum e cada um tem a responsabilidade de adotar um estilo de vida mais sustentável;
– Reconhecerem que o ser humano criado à imagem e semelhança de Deus (cf. Gn 1,26) tem valor inestimável, que não se extingue quando não pode mais produzir, devido à idade avançada ou enfermidade;
Neste Fórum, nos comprometemos a:
– Fomentar, implementar e fortalecer a Pastoral da Ecologia Integral nos níveis diocesano e paroquial; desenvolver boas práticas de conscientização e cuidado ambiental; e criar em nível Sub-regional um Observatório Socioambiental;
– Fortalecer a Pastoral com a População em Situação de Rua e a Pastoral da Pessoa Idosa, e implementar projetos que garantam às pessoas nessas condições, respeito e qualidade de vida;
– Desenvolver uma Rede Sub-regional de Comunicação, por meio de um veículo de recepção e difusão de informações concernentes à ação sociopastoral da Igreja.
– Participar ativamente nos Conselhos de Direitos e de Políticas Públicas, que são espaços desde os quais a sociedade civil fiscaliza as ações governamentais e propõe ações em favor do bem comum;
Encorajamos os irmãos e as irmãs na fé cristã, e todas as pessoas de boa vontade, a zelarem e guardarem a criação, que é expressão genuína do amor de Deus, comprometendo-se com o cuidado do meio ambiente e o bem-estar social. Juntos, como Sub-regional São José do Rio Preto, “reavivemos nossa esperança em novos céus e nova terra” (cf. 2Pd 3,13)! Agradecidos e fortalecidos em nossa missão comum, sigamos em frente, com as bênçãos divinas e a proteção de Maria, mãe da Igreja e da nova humanidade, gestada em Cristo, nosso Salvador!
São José do Rio Preto, 14 de junho de 2025.

Em nome de todos os participantes:

Dom José Reginaldo Andrietta, Bispo Referencial
Comissão Sub-regional do Pilar da Caridade.

Social do Sub-Regional São José do Rio Preto

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!