Multimídia - Artigos

Terça-feira, 11 de outubro de 2022

Circular de outubro de 2022 de Dom Milton

Foto | Circular de outubro de 2022 de Dom Milton
Barretos, 11 de outubro de 2022
 
Circular 10/2022
 
Prezados irmãos e irmãs,
           
Entre os dias 26 a 30 de setembro, juntamente com os Bispos das Províncias Eclesiásticas de Ribeirão Preto, Campinas e Botucatu, participei da visita ad limina apostolorum (“visita ao túmulo dos apóstolos”), que se realiza, em princípio, a cada cinco anos, quando os bispos vão em peregrinação a Roma para venerar os locais santificados pelo sangue dos apóstolos e, ao mesmo tempo, encontrarem-se com o Papa, Sucessor de Pedro e os diversos “dicastérios”, ou seja, departamentos da Cúria Romana que acompanham a ação da Igreja em todo o mundo.
 
Esta foi a minha primeira visita ad limina, uma experiência intensa de comunhão com toda a Igreja através do Papa Francisco. Prevista para 2020, esta visita foi transferida para este ano devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, naquele período.
 
Preparando-se para este evento de tão grande significado, cada bispo, com a ajuda de muitos dos seus padres, elaborou um relatório pormenorizado da vida da Igreja Particular que preside, oferecendo aos dicastérios romanos informações que serviram para a avaliação e, ao mesmo tempo, ponto de partida para as indicações a serem acolhidas e levadas em conta na vida de cada Diocese.
 
Evidentemente que o ponto alto da visita, além das celebrações nas quatro basílicas principais de Roma, foi o encontro com o Papa na manhã do dia 29 de setembro na Biblioteca Apostólica. De maneira muito informal, o Papa nos acolheu como irmãos que se reúnem para se encontrarem e dialogarem sobre as esperanças e os desafios que a Igreja vive nos nossos tempos.  Muito livremente os Bispos puderam interrogar o Papa, que se dizia aberto para acolher sugestões, críticas e responder as dúvidas que porventura houvessem.
 
Num clima de diálogo fraterno e espontâneo, o Papa Francisco falou da necessidade da proximidade do Bispo com Deus, com o colégio dos bispos, com o seu presbitério e com o povo de Deus a ele confiado. Falou da necessidade de compreendermos que somos uma Igreja em saída, ou seja, em estado permanente de missão, devendo superar a autorreferencialidade, capaz de diálogo com o mundo.
 
Os Bispos, por sua vez, reafirmaram a esperança de que o processo sinodal, que se realiza em preparação para a Assembleia do Sínodo dos Bispos a acontecer em outubro de 2023, desperte na Igreja um novo vigor. O Papa reafirmou a importância de uma reta compreensão do Sínodo para que se torne um momento fecundo de escuta e discernimento, em cada Igreja Particular, sobre os apelos que o Espírito Santo lhe faz.
 
Francisco reafirmou a importância de distinguir a Tradição do Tradicionalismo na vida da Igreja. A Tradição da Igreja é sempre fecunda, pois partindo das experiências históricas, desperta a Igreja para novos caminhos e novos horizontes; enquanto o Tradicionalismo se prende ao passado e, assim, torna-se inócuo, incapaz de gerar novas energias e despertar novos horizontes.
 
É neste clima que se realiza o processo de escuta em preparação para a Assembleia do Sínodo dos Bispos em 2023, que tem como tema: “Igreja: comunhão, participação e missão”. Já São João Crisóstomo, no século IV, dizia que a natureza da Igreja é ser sinodal, onde todos se coloquem numa atitude de escuta para compreender os caminhos para onde o Espírito Santo quer conduzir a Igreja.
 
A partir deste ano, quando comemoramos os 60 anos da abertura do Concílio Vaticano II, Francisco convoca toda a Igreja a preparar-se para o Ano Santo de 2025, que tem como lema “Peregrinos da Esperança”.
 
Como afirma na Carta de convocação para o Ano Santo de 2025, o Papa Francisco diz que “devemos manter acesa a chama da esperança que nos foi dada e fazer todo o possível para que cada um recupere a força e a certeza de olhar para o futuro com o espírito aberto”.
 
O desejo do Papa é que nos anos que antecedem o Jubileu, a Igreja retorne às Constituições do Concílio Vaticano II, procurando descobrir nelas a riqueza que o Concílio proporcionou.  E, ao mesmo tempo, seja precedido por um tempo intenso de oração.
 
Dentro deste horizonte vamos dando continuidade à celebração do Jubileu dos 50 anos da criação de nossa Diocese. Não posso deixar de referi-me aqui à emoção de entregar ao Papa a placa comemorativa do nosso Jubileu. O Papa observou com atenção os detalhes da placa e pareceu-me satisfeito com o lema: “Com esperança, caminhamos juntos, animados pelo Espírito Santo”.
 
Dentro do nosso ano jubilar, esta visita ad limina apostolorum torna-se um dos momentos expressivos da vida da nossa Diocese que caminha em sintonia com o Sucessor de Pedro, nosso querido Papa Francisco, e deseja viver a sua missão com alegria e fiel ao Evangelho, fiel à Tradição da Igreja e aberta aos apelos que o Espírito Santo lhe faz.
 
 
Dom Milton Kenan Júnior
Bispo de Barretos

 
AGENDA EPISCOPAL - OUTUBRO 2022
 
12 – SANTA MISSA, no 36º CAMINHANDO COM MARIA, em Barretos, na Cidade de Maria, às 8h.
         SANTA MISSA, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, em Olímpia, às 19h.
 
15 – Santa Missa, no Santuário Mãe Três Vezes Admirável, em Araraquara, para a coroação da Imagem Auxiliar da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt, na comemoração dos 25 anos da Campanha da Mãe Peregrina em nossa Diocese, às 11h.
 
16 - JUBILEU DA JUVENTUDE DIOCESANA, na Matriz de S. Antônio de Pádua, em Barretos, das 8h às 12h.
 
17 a 20 – RETIRO ESPIRITUAL AO CLERO DE AMPARO
 
20 -  Santa Missa com Crismas, Capela São Bento, em Monte Verde, às 19h
 
21 – Santa Missa na Igreja de S. Judas e S. Expedito, em Olímpia, às 19h30
 
22 -  Santa Missa com Crismas, na Igreja Matriz de N. Senhora Aparecida, em Embaúba, às 19h.
 
23 - JUBILEU DAS FAMÍLIAS, na Igreja Matriz de São Luís, em Barretos, das 8h às 12h.
        Santa Missa com Crismas, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Abadia, em Cajobi, às 19h.
 
25 – Reunião do Sub-Regional RP 2, em Catanduva, das 9h às 12h.
 
27 - Santa Missa com Crismas, na Igreja Matriz de S. Sebastião, em Guaíra, às 19h
 
28 - Santa Missa com Crismas, na Igreja Matriz de S. João Batista, em Barretos, às 19h30
 
29 – Conselho Diocesano de Pastoral no auditório da Cúria Diocesana, em Barretos, às 14h
         Santa Missa com Crismas, na Igreja Matriz de Senhora Sant´Ana em Ipuã, às 19h30
 
31 - Santa Missa do Jubileu de 25 anos de Ministério Sacerdotal do Pe. José Antônio Quissoto, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Abadia, em Cajobi.
 
 
Por: Dom Milton Kenan Junior
Dom Milton Kenan Junior

Sobre o autor:

Dom Milton é o 6º bispo da Diocese de Barretos. E-mail: dommilton@diocesedebarretos.com.br
Veja mais artigos do autor >>>