Multimídia - Artigos

Foto | Mensagem à Diocese de Barretos sobre as Eleições de 2022
Barretos, 16 de setembro de 2022

Mensagem à Diocese de Barretos sobre as Eleições de 2022

As Eleições estão aí! Trata-se de eleições de grandes proporções que exigem de nós lucidez para não nos equivocarmos, pois uma escolha errada provoca prejuízos e consequências difíceis que atingem não só a nós, mas a toda população do nosso país.

Evidentemente, neste momento, trata-se de pensar na Pátria não só como nação onde nascemos e vivemos, mas como pessoas, famílias, raças, etnias, povos, culturas que dependem de políticas públicas para verem garantidos os direitos à educação com qualidade, à saúde para todos, à segurança e à paz, como prevê a nossa Constituição.

A lucidez neste momento requer a capacidade de perceber que o uso de fake news (notícias falsas) nas mídias e redes sociais é um grande obstáculo para a democracia. Através dessas notícias, que muitas vezes espalham mentiras, perdemos a oportunidade de escolher o melhor. Evidentemente por trás delas há grupos pouco confiáveis.

Neste momento é necessário lucidez para não nos deixarmos vencer pelas polarizações em torno de candidatos e partidos. É triste de se ver o número de homicídios que tem ocorrido provocado em nome deste ou daquele candidato e partido. Nada justifica polarizações; o que deve prevalecer é o respeito pela escolha livre de cada cidadão que pelo voto pode exercer o legítimo direito de escolher aquele ou aquela que deverá representá-lo.

É comum entre nós deixar para a última hora a escolha dos senadores e deputados. É importante conhecê-los com tempo, analisar suas propostas de mandato, pois são eles quem criam leis que tornam a nossa vida mais fácil ou não. Quanto mais próximos da realidade que vivemos, e quanto mais comprometidos com as verdadeiras necessidades do nosso povo, melhor poderão defender os nossos direitos e ajudar a cumprir os nossos deveres.

Que o Divino Espírito Santo, nosso Patrono, ilumine a cada um de nós para que possamos dar, com sabedoria, nosso voto e assim garantir um futuro com renovada esperança!

Dom Milton Kenan Júnior
Bispo de Barretos

Crédito: Foto Freepik
Por: Dom Milton Kenan Junior