Segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Comissão para a Juventude disponibiliza gratuitamente material do DNJ 2020

Foto | Comissão para a Juventude disponibiliza gratuitamente material do DNJ 2020
A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresentou, no dia 05 de agosto, o material que irá animar os grupos juvenis na celebração do Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2020, no dia 25 de outubro. Durante live, o bispo de Valença (RJ) e presidente da Comissão, Dom Nelson Francelino, recordou as motivações para os jovens celebrarem a data.

“O DNJ quer celebrar a vida dos jovens de forma alegre, descontraída e também comprometida com a realidade social em que se vive, tendo como base a pessoa e a mensagem de Jesus Cristo”, afirmou Dom Nelson Francelino.

Dom Nelson lembrou ainda que, a cada ano, o DNJ propõe a reflexão e o aprofundamento de algum tema relacionado ao mundo da juventude, sempre com temas e lemas que dão sequências às reflexões que são iniciadas pela Campanha da Fraternidade e que nortearam as atividades permanentes da Comissão para a Juventude da CNBB.

Com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Ouviu e juntos com eles caminhou” (Lc 24 - 15,17), o subsídio do DNJ 2020 quer refletir sobre a vida da juventude que é o maior dom de Deus. Nessa perspectiva, os autores dos encontros querem colocar a VIDA como a obra mais perfeita que Deus criou. Porque Deus é jovem e faz novas todas as coisas.

A proposta deste ano é refletir sobre as temáticas: “E a vida, o que é?/ Vida: obra e amor de Deus”; “Vós sois o agora de Deus”; “Somos UM!”. O material foi construído coletivamente e contém indicações de músicas, citações bíblicas, textos, indicações de sites e filmes que podem contribuir com a organização metodológica dos encontros.

No subsídio, há roteiros de encontros, terço missionário, Lectio Divina e visita missionária. Para o período de pandemia, a Comissão para Juventude também pensou em sugestões de encontros online e iniciativas de uma Pastoral Juvenil Samaritana sempre ativa, como gincana com atividades provas virtuais; vaquinha virtual como ação solidária concreta; Incentivo à doação de sangue como um gesto de solidariedade. Encontros e a Lectio Divina propostos, podem ser realizados em pequenos grupos de forma virtual.

Este ano, o subsídio será oferecido gratuitamente para que os jovens tenham mais tempo para se preparem e pensarem em iniciativas para a celebrar a Vida e dom da Juventude.

O DNJ será celebrado no dia 25 de outubro, mas, apesar da data ser fixada pelo calendário da comissão, cada diocese escolhe o melhor momento para celebrá-la no segundo semestre de cada ano, considerando a realidade local.

O material está disponível no link: www.jovensconectados.org.br/dnj.