Quarta-feira, 07 de dezembro de 2016

Comunicado de Dom Milton acerca do Ano Nacional Mariano

Foto | Comunicado de Dom Milton acerca do Ano Nacional Mariano
Às vésperas da celebração da solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, tenho a grata satisfação de noticiar a todos os fiéis de nossa diocese o comunicado da Penitenciária Apostólica sobre a concessão da Indulgência Plenária por ocasião do Ano Nacional Mariano.

O referido comunicado parte do fato de que, desde o último dia 12 de outubro, quando celebramos solenemente a festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, sendo celebrado na Igreja do Brasil o ANO NACIONAL MARIANO para recordar os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul, cujo encerramento está previsto para o dia 12 de outubro de 2017.

Sabendo da importância desta celebração para toda a nossa nação, o Cardeal Mauro Piacenza, Penitenciário Maior, por ordem de Sua Santidade o Papa Francisco, atendendo ao pedido do Sr. Cardeal Raimundo Damasceno Assis,  comunicou que durante todos os dias do Ano Mariano, não só na Basílica de Aparecida, mas em todas as igrejas paroquiais dedicadas a Nossa Senhora Aparecida, os fiéis têm a possibilidade de lucrar indulgência plenária conforme as seguintes condições:

a)    Confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice (o Papa);

b)    Participarem de peregrinações, celebrações jubilares ou momentos de oração, por um conveniente espaço de tempo, elevarem humildes preces a Deus por Maria, concluídas com a Oração do Pai Nosso, do Credo e invocações da Bem aventurada Virgem Maria, em favor “da fidelidade do Brasil à vocação cristã, impetrando vocações sacerdotais e religiosas e em favor da defesa da família humana”.

Os que por motivo de velhice ou grave doença estiverem impossibilitados de se locomoverem à alguma igreja, com a intenção de cumprirem as condições necessárias (letra a, acima indicada) e rezarem diante de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, oferecendo suas preces e sofrimentos a Deus por intermédio da Mãe de Deus, poderão lucrar da mesma forma a indulgência concedida para o Ano Nacional Mariano.

Neste comunicado, pede-se  aos párocos das referidas igrejas que ofereçam aos fiéis que recorrerem à estas igrejas, a possibilidade de frequente celebração do sacramento da Penitência e, garantam aos enfermos o acesso à Sagrada Comunhão.

A partir deste comunicado, anuncio que na Diocese de Barretos, as igrejas paroquiais dedicadas a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a saber, a igrejas matrizes das paróquias N. Sra. Aparecida em Olímpia, Embaúba, Guaíra, e da Quase Paróquia N. Sra. Aparecida em Barretos tornam-se, durante este ano, locais onde os fiéis de toda a nossa diocese poderão dirigir-se para lucrar a indulgência plenária, conforme acima determinado.

Esperando que Nossa Senhora da Conceição Aparecida permita que todos que a veneramos como Rainha e Padroeira da nossa nação, nos tornemos mais fortes na fé, na esperança e na caridade; e, refeitos pelos sacramentos, possamos conformar ainda mais nossa vida ao Evangelho, desejo desde já um frutuoso e abençoado ano sob o olhar da Mãe Aparecida

Barretos, 07 de dezembro de 2016.

Dom Milton Kenan Júnior
Bispo Diocesano de Barretos