Segunda-feira, 02 de setembro de 2019

Consistório em outubro criará 13 novos cardeais

Foto | Consistório em outubro criará 13 novos cardeais
Papa Francisco colocando barrete no brasileiro Dom Sérgio da Rocha no Consistório de 2016

O Papa Francisco informou no domingo que, em 05 de outubro, haverá um Consistório para a criação de cardeais no Vaticano e anunciou o nome dos 13 novos purpurados.

Esse anúncio inesperado foi feito pelo próprio Pontífice no final da oração do Ângelus, em 1º de setembro.

Em concreto, são 10 novos cardeais eleitores em um futuro Conclave e mais três prelados que serão membros do Colégio Cardinalício, mas, por razões de idade, não votariam no próximo Conclave de eleição do Sumo Pontífice.

Os novos cardeais eleitores em um futuro Conclave que o Papa Francisco anunciou são da Espanha, Portugal, Indonésia, Cuba, República Democrática do Congo, Luxemburgo, Guatemala, Itália, Marrocos e República Tcheca-Canadá.

Destes primeiros cardeais, o Papa Francisco enfatizou que "sua proveniência expressa a vocação missionária da Igreja que continua a anunciar o amor misericordioso de Deus a todos os homens da terra".

Além disso, o Pontífice elegeu dois arcebispos e um bispo com mais de 80 anos e, portanto, cardeais não eleitores, por "seu serviço à Igreja". Eles são da Tunísia, Lituânia e Angola.
"Rezemos pelos novos cardeais, para que, confirmando sua adesão a Cristo, me ajudem em meu ministério como Bispo de Roma pelo bem de todo o Santo Povo de Deus", exortou o Santo Padre.

Foto: REUTERS/Stefano Rellandini