Segunda-feira, 08 de abril de 2024

Dom Milton em Aparecida para a 61ª Assembleia da CNBB

Foto | Dom Milton em Aparecida para a 61ª Assembleia da CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) anunciou a realização de sua 61ª Assembleia Geral (AG), que terá início no dia 10 de abril, às 9h, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, localizado no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo. Este encontro de grande relevância à comunhão eclesial se estenderá até o próximo dia 19, com a participação ativa dos membros da CNBB em 21 sessões distribuídas ao longo de duas semanas.

A Assembleia Geral é considerada a reunião principal da CNBB, representando o ápice da comunhão e da responsabilidade compartilhada entre o episcopado da Igreja no Brasil. Seu objetivo primordial é fomentar o diálogo e a colaboração entre seus membros, visando alcançar as metas da CNBB para o bem do povo de Deus. Trata-se de um momento crucial para a discussão de assuntos pastorais, questões espirituais e temporais, sempre com foco na evangelização.

Todos os membros da CNBB, incluindo bispos eméritos e outros bispos em comunhão com a Santa Sé, são convocados para este encontro, que desempenha papel crucial na deliberação sobre temas urgentes e pertinentes à missão da Igreja no Brasil. Do Regional Sul 1 da CNBB, que compreende as arquidioceses e dioceses paulistas, estima-se a participação de 51 bispos.

A agenda da 61ª AG gira em torno do tema "A realidade da Igreja no Brasil e a atualização de suas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora", abordando também três temas prioritários: o Sínodo dos Bispos 2021–2024, o Jubileu 2025 e questões relacionadas à Juventude. Além disso, serão discutidos diversos assuntos emergentes, como a Doutrina da Fé, a Liturgia, relatórios anuais e questões atuais, como Inteligência Artificial e a realidade eclesial em outras partes do mundo, destacada pelo testemunho do bispo de Dori em Burkina Faso, dom Laurent Dabiré.

Além das sessões plenárias, a Assembleia é marcada por momentos de profunda espiritualidade, com celebrações eucarísticas diárias no Santuário Nacional, um retiro espiritual nos primeiros dias do encontro e uma celebração ecumênica, reafirmando o compromisso dos bispos com a unidade e diversidade da fé.

A 61ª Assembleia Geral da CNBB representa um momento de grande importância para a Igreja no Brasil, onde o episcopado brasileiro se reúne para refletir, decidir e traçar os caminhos da evangelização em nosso país. Este encontro é uma manifestação viva da fé e do compromisso dos bispos com o povo de Deus, buscando sempre caminhos para uma Igreja mais viva, participativa e acolhedora.

Nesse contexto de comunhão, o Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Ricardo Hoepers, convida os fiéis a se unirem em oração, no dia 10 de abril, pelo sucesso deste encontro, que promete ser um marco na caminhada da Igreja Católica no país.

Que Deus abençoe os trabalhos da nossa Assembleia e inspire em nossos corações o amor e a sabedoria necessários para conduzir o povo de Deus em direção a um futuro de esperança e fé renovada. E rezaremos especialmente pelo bispo da nossa Diocese de Barretos, dom Milton Kenan Jr, que estará presente em Aparecida.