Quinta-feira, 20 de maio de 2021

Foto | Representantes da Pascom do Regional Sul 1 participam de missa que concluiu a Semana de Comunicação na Rede Vida
Representantes da Pastoral da Comunicação de dioceses do Regional Sul 1 participaram de uma missa celebrada transmitida ao vivo pela Rede Vida, no último domingo (16), encerrando a Semana de Comunicação proposta pela Pascom Brasil.

A Eucaristia que celebrou o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS), com o tema “’Vem e verás’ (Jo 1,46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”, foi presidida por Dom Sérgio Colombo, bispo da Diocese de Bragança Paulista e referencial da Pascom no Regional. Dentre os padres presentes, concelebraram com o bispo os padres Tiago Barbosa, da Diocese de Marilia e assessor eclesiástico da Pascom, e José Antonio Soares, da Diocese de Jales, e assessor eclesiástico da Pascom da Sub-região RPII.

Sobre a Ascensão do Senhor, solenidade vivida no dia por toda a Igreja, Dom Sérgio disse durante a homilia que ela não significa que Jesus se ausentou do meio dos seus, mas que Ele inaugurou um novo tipo de presença. “Presença pelo testemunho. Podemos assim dizer que Ele continua agindo, se comunicando, buscando e encontrando as pessoas, onde elas estão e como elas são. É o tema do 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais proposto pelo Papa Francisco, onde a comunicação acontece a partir de uma experiência viva, real como sugere o Evangelho de João no capítulo 1º, versículo 46: ‘vem e verás’”, destacou o bispo que manifestou ainda gratidão ao Papa Francisco por nos fazer crescer na compreensão da comunicação como serviço e instrumento favoráveis à vida e ao anúncio do Reino de Deus.

Durante a Semana de Comunicação, diversas ações aconteceram nas dioceses nos dias ímpares, e nos dias pares foram motivadas a participarem da programação da Pascom Brasil.

“Nosso Regional esteve em total comunhão com a Pascom Brasil, mesmo não propondo nenhuma atividade em comum. Deixamos livres para que cada diocese pudesse realizar suas atividades e finalizamos com essa missa na Rede Vida”, explicou o padre Tiago.

“A motivação e o chamado, a partir desta celebração, é para que dia-a-dia a Pascom no Regional Sul 1 gaste as solas dos sapatos encontrando as pessoas onde estão e como são”, disse o padre José Antônio.

Evandro Caldeira, agente da Pascom da Paroquia Nossa Senhora Aparecida da cidade de Olímpia, que pertence à Diocese de Barretos (Sub-região RPII), vencedor da identidade visual que ilustrou o cartaz do 55º DMCS participou da celebração e no final foi homenageado por Dom Sérgio.

Fotos: Reprodução